Aprendendo Matemática através de Jogos e Atividades Interativos

Aprendendo Matemática através de Jogos e Atividades Interativos

Blog Coquinhos 0

A matemática é um dos assuntos mais importantes na educação infantil. Como educadores, devemos cuidar do ensino destes conceitos, uma vez que existem competências tão importantes na vida de uma pessoa como aritmética, resolução de problemas, quantidade, espaço… relacionadas à matemática.

Conseguir uma atitude positiva das crianças em relação à matemática é um objetivo que devemos ter, sejam pais, parentes ou professores, envolvidos na sua educação. O fato é que o tema da matemática muitas vezes gera ansiedade em crianças, devido à sua complexidade e ao tempo necessário para sua compreensão e assimilação, em uma sociedade em que o imediato se tornou frequente e assimilado como algo natural.

Uma vantagem dos jogos de matemática é que é uma linguagem comum para todas as culturas, independentemente da linguagem específica, é fácil para uma criança fazer uma atividade matemática interativa projetada em qualquer lugar do mundo.

Outra vantagem é que a matemática está tão intimamente relacionada à programação, ou seja, aos jogos em si, que existem jogos matemáticos de muitos conceitos, como adição e subtração, geometria, frações ou séries numéricas.

Usar jogos de matemática como recursos em sala de aula é de grande interesse, pois sem dúvida atrairá a atenção das crianças na sala de aula. Será uma atividade inclusiva e, sem dúvida, será adaptada a qualquer nível, desde que o professor faça uso adequado dos recursos. Na Cokitos acreditamos que os jogos são um recurso e que devem ser incorporados em uma estratégia de ensino. Os jogos podem ser a base de laboratórios de matemática, uma forma de trabalhar de forma criativa e levando em conta as habilidades digitais, tão importantes hoje em dia.

Introduzindo jogos de matemática na sala de aula, podemos esperar mais motivação, diversão, interesse, desbloqueando certos aprendizados e, acima de tudo, o gosto por estudos de matemática.

De acordo com Piaget, os jogos ajudam a construir uma ampla rede de dispositivos que permitem que as crianças assimilem completamente a realidade, incorporando-a para revivê-la, dominá-la, compreendê-la e compensá-la. Assim, o jogo é essencialmente de assimilação da realidade pelo eu (“Six Studies of Psychology”, Piaget, 1985).

Em Cokitos, classificamos os jogos de matemática em algumas áreas que consideramos de grande interesse. Na lista a seguir, você encontrará os jogos relacionados ao conteúdo de matemática, classificados por faixa etária e série:

  • Adição e subtração (introduzida aos 4 anos e começar a trabalhar na 1ª série).
  • Ângulos (a partir dos 10 anos, no 4º e 5º ano do ensino primário)
  • Coordenadas (a partir dos 11 anos, no 5º e 6º ano do ensino primário)
  • Divisões (dos 8 aos 9 anos dependendo da complexidade das divisões. Cursos entre 2º e 3º ano do ensino fundamental).
  • Frações (dos 9 aos 12 anos. 3º ao 6º ano do ensino primário).
  • Geometria (de trabalhar em formas simples aos 4 anos de idade, a áreas com 11 e 12 no 5º e 6º ano).
  • Multiplicações (são aprendidas entre as idades de 7 e 9 anos na 2ª e 3ª séries da escola primária).
  • Números (a partir dos 5 anos de idade, no 1º ano do ensino primário).
  • Série numérica (aprendem a dar à luz aos 8 anos, no 2º e 3º ano do ensino fundamental).
  • Simetria (são aprendidas a partir dos 9 anos, na 3ª e 4ª séries do ensino fundamental).
  • Visão espacial (pode corresponder a 11 anos, quando se trabalha no conceito de volume, no 5º e 6º ano do ensino fundamental).