SOBRE COQUINHOS

O que é Coquinhos?

Coquinhos é um site que foi criado em 2021 com o objetivo de compilar jogos educativos de diferentes organizações, com o objetivo claro de reunir recursos educativos e interativos em um só lugar para facilitar sua acessibilidade. Coquinhos vem do site cokitos.pt, versão em português de cokitos.com, um site cuja origem remonta a 2011.

Quem é o criador de Coquinhos?

Cokitos e Coquinhos foi criada por Rocío González, uma profissional do mundo digital com grande vocação didática e conhecimento em tecnologia. Rocío é formada em física e tem mestrado em ensino de matemática. Ela também estudou Ciência da Computação, Big Data e Negócios. Embora sua vocação fosse ser professora de matemática, ela começou sua carreira na área de otimização de motores de busca (SEO). Com seus conhecimentos e experiência anteriores de 10 anos em consultoria empresarial digital, ela atualmente realiza quase todas as tarefas do portal educacional, desde a criação do site, taxonomia, redação de descrições, programação e design de alguns jogos e montagem de capas de jogos.

Qual é a origem do nome "Coquinhos"?

Cokitos é o apelido carinhoso dado a Rocío, sua criadora, quando ela era muito jovem. Sua mãe a chamava de Cokito e Coko. Coquinhos tenta ser a tradução de Cokitos para o português. 

Quando foi criado o site da Cokitos?

Em 2011, a Rocío começou a projetar um site de jogos, inicialmente chamado Dalejuegos, focado em todos os tipos de público. Em 2012, parte do conteúdo foi migrado para o domínio educativos.info, selecionando apenas aqueles jogos para fins de aprendizagem, e finalmente em 2014 o domínio cokitos.com foi criado. Há alguns anos este domínio tem hospedado conteúdo em outros idiomas, mas há alguns anos cada idioma tem seu próprio domínio, com os sites Coquinhos.com, Cokogames.com e Cokojeux.com existentes em paralelo, em português, inglês e francês, respectivamente.

Para que serve o site da Coquinhos?

Coquinhos não pretende ser um método de aprendizado autônomo; seu objetivo é ser um complemento ao aprendizado formal que ocorre na escola ou em casa. Nossa missão é facilitar o acesso a professores, pais e crianças, para que eles possam enriquecer seu ensino e aprendizado com jogos. O tipo de jogo que propomos é trabalhar as habilidades gerais, tais como habilidades digitais, compreensão, aprendizagem autônoma e tolerância à frustração, além das habituais habilidades de matemática, linguagem, ciência e outras.

Gostaríamos que os Coquinhos fossem usados em salas de aula e em casa para estimular, ensinar ou reforçar conteúdos de muitos tipos, combinando múltiplas competências e inteligências.

Quem pode usar Coquinhos?

Coquinhos é orientado para todas as idades: desde crianças do jardim de infância (principalmente usando comprimidos e jogos visuais), educação primária (5 – 12 anos de idade aproximadamente) e crianças da educação secundária (12-15 anos de idade). Coquinhos é uma plataforma que também é utilizada por terapeutas da fala e professores de crianças com algumas dificuldades de aprendizagem. Da mesma forma, nossa plataforma é útil para adultos e idosos que precisam treinar suas habilidades mentais e para prevenir doenças neurodegenerativas.